Blitz conscientiza motoristas sobre derramamento de cargas nas vias
A Prefeitura Municipal de Imbituba, através do Departamento de Trânsito, em parceria com a Controladoria-Geral do Município e da Polícia Militar, realizaram uma blitz com o objetivo de educar e conscientizar os motoristas e empresas que operam o transporte de cargas, principalmente grãos, quanto aos problemas causados pelos derramamentos na vias públicas.
A campanha com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, alerta também para as principais infrações e penalidades aplicadas caso seja abordado numa fiscalização.
“Estamos dando início a um trabalho que visa coibir e minimizar os problemas gerados pelo derramamento de cargas, grande parte transportadas para o Porto de Imbituba, principalmente no acesso norte do município. Queremos evitar que as cargas sejam derramadas e possam evitar a população e a imagem da cidade para os moradores e turistas. Além disso, existe um problema de saúde pública, como por exemplo as doenças causadas por animais, como ratos e pombos, que se alimentam dos resíduos destas mercadorias que caem dos caminhões durante o processo de transporte”, explica o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.
Para o Tenente-coronel Jean Carlos de Brida, Comandante da Polícia Militar de Imbituba, o objetivo não é multar o condutor, mas saber de onde está vindo a carga. “Além de identificar, precisamos avaliar as condições em que o caminhão sai da empresa, muitas vezes há espaços na caçamba dos veículos ou outro tipo de vão nas carrocerias que acabam derramando os resíduos nas vias. A verificação e implantação de dispositivos que impeçam isso, é responsabilidade da empresa que está transportando”, alerta o comandante.
Segundo o diretor de trânsito, Vanderlei Assis do Vale, os colaboradores acabam cometendo infrações involuntariamente. “Queremos conscientizá-los e, através deles, alertar as empresas para os riscos e penalidades as quais estão sujeitos”, destacando o diretor, já que a campanha e fiscalização serão intensificadas.
Yorumlar