Ligação ferroviária até o Porto de Imbituba reduz em 98% a emissão de dióxido de carbono
Em sintonia com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última terça-feira (5 de junho), a SCPar Porto de Imbituba divulgou esta semana o crescimento substancial do uso do modal ferroviário. De janeiro a maio deste ano, o fluxo de contêineres que chegam ao Porto de Imbituba pela Ferrovia Tereza Cristina aumentou em 43%, comparado ao mesmo período de 2017.
A conexão ferroviária Criciúma - Porto de Imbituba foi reativada em 2013. Desde então, a eficiência e redução no custo do frete ferroviário têm atraído cada vez mais clientes. Todos os dias são transportados cerca de 40 contêineres para o porto, representando uma redução de aproximadamente 23 caminhões nas estradas do sul de Santa Catarina.
Comparado ao transporte rodoviário, o transporte ferroviário emite, em média, apenas 1,8% do CO2 lançado no meio ambiente por km rodado. Esse baixo consumo de dióxido de carbono equivale a uma redução enorme na emissão do gás que mais contribui para o efeito estufa. Além disso, colabora com o sistema viário da cidade e caracteriza uma redução de custos para os clientes.
Comments