Proposta de sede própria para a Biblioteca Pública será apresentada na Câmara
- Com informações de Gláucia Maindra e Débora Campos
- 6 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
O projeto contempla a reabilitação das Torres Gêmeas e da Praça Henrique Lage, toda a comunidade é convidada a conhecer a proposta

A arquiteta e urbanista, Débora Campos da Rosa, natural de Imbituba, fará Uso da Tribuna na Casa do Povo para apresentar a proposta de reabilitação das Torres Gêmeas para ser a sede própria da Biblioteca Municipal Cônego Itamar Luiz a Costa, um equipamento cultural que ao longo de sua trajetória já passou por muitos lugares e alcançou muitas conquistas. O projeto intitulado "Torres Gêmeas: um complexo cultural" se destaca pelo potencial cultural, turístico e econômico. A apresentação acontecerá na Câmara de Vereadores de Imbituba, dia 11 de março de 2019 às 19h30, onde toda a população é convidada a conhecer o projeto.
Uma praça, um ponto de encontro, estar, lazer, comunicação, cultura, troca de saberes e vivências. Ao longo dos anos, as edificações 11 e 12, apelidadas de “Torres Gêmeas”, consolidaram um espaço de interação e de identidade social em Imbituba. Dois grandes símbolos da cidade foram conectados a uma praça, com valor inestimável para a transmissão da memória, demarcando a passagem histórica do trilho do trem.
Uma das edificações escolhidas para tal fim, a Torre 11, inclusive já funcionou como biblioteca pública, o que nos aproxima da possível reinserção. Uma relação afetiva e positiva, de um período de ascensão e independência econômica da cidade. Um momento próspero que despertou o sentimento de pertencimento da sociedade. Uma história de conquista e avanço que necessita ser lembrada, valorizada e popularizada.

Em fevereiro deste ano Débora apresentou o projeto ao Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC Imbituba/SC, os Conselheiros se interessaram pelo potencial da proposta e recomendaram a apresentação aos cidadãos. Inicialmente o projeto foi apresentado ao Prefeito Rosenvaldo Júnior em outubro de 2018, que sinalizou a importância do projeto.
Também foi apresentado na mesma data ao Diretor de Cultura, Paulo Armando Peruzzo dos Martyres, que recomendou a apresentação ao CMPC. E toda essa história começou lá em 2016, quando Débora percebeu que a Biblioteca necessitava de um local apropriado para a sua demanda atual.
Conheça a proposta de sede própria para a Biblioteca Pública de Imbituba
Data: 11/03/2019, segunda-feira
Horário: 19h30
Local: Câmara de Vereadores de Imbituba (Uso da Tribuna, durante a 6ª Sessão Ordinária)
Endereço: Rua Ernani Cotrin, 555 - Centro - Imbituba/SC
Fonte: Débora Campos da Rosa
Fotos: divulgação
Comments